Censo Demográfico 2018

Atualizado: 18/05/2018 12:00

Você sabe quantos letos existem no Brasil?

É com essa exata questão em mente que Associação Brasileira de Cultura Leta, em parceria com o governo da Letônia, a Associação Batista Leta do Brasil e o Consulado da Letônia no Brasil, anuncia o Censo Demográfico 2018. O objetivo do censo é avaliar quantos letos e seus descedentes vivem no Brasil hoje.

A sua resposta é muito importante! Com ela, podemos ajudar a planejar ofertas de emprego, bolsas de estudo e outras políticas que o governo da Letônia pode oferecer para o Brasil. Além disso, é importante para que a Associação possa alcançar mais e mais descendentes para unir a comunidade, realizar eventos e ajudar com assuntos como a dupla cidadania.

O Censo Demográfico 2018 é o primeiro censo realizado para os Letos na história do Brasil, e sua participação é essencial! O Censo começará oficialmente sua fase presencial no dia 31/05 durante o 69º Congresso Leto, e após seu término no dia 03/06, estará disponível para ser preenchido na Internet. Avise seus familiares, amigos e conhecidos. 

Link para o formulário digital: https://goo.gl/forms/8UwHKg8JRSuDQGm93

 

 

Perguntas Frequentes

1. Para que serve o Censo?

O Censo Demográfico servirá para contabilizar quantos letos e seus descendentes vivem no Brasil – quantos e onde. Esta é a primeira vez que um Censo para Letos ocorre na história do Brasil. Hoje não se sabe exatamente quantos brasileiros descendentes de letos vivem no país.

2. Por que eu preciso responder?

Seu apoio é importante para o registro da quantidade de descendentes. Além disso, a presença de grupos letos organizados pelo Brasil pode direcionar e fomentar políticas de cidadania e migração da Letônia.

 3. Quem pode responder?

Todos aqueles que forem – de alguma forma – letos ou descendentes de letos. Não é preciso ter o passaporte/cidadania para responder.

 4. Como o Censo ocorrerá? Quem fará? Que dias? Como? Como o Censo ocorrerá? Quem está organizando? Como?

O censo começará oficialmente no dia 31/05/2018, durante o 69º Congresso Batista Leto , estará disponível para ser preenchido na internet a partir do dia 03/06 para quem não pôde comparecer. Os registros serão feitos em papel por voluntários que circularão durante estes eventos, ou realizados pelos participantes em locais pré-determinados.

 5. Por que será feito inicialmente em papel?

Para evitar duplos registros e eventuais erros que possam ocorrer (como por exemplo enviar o questionário sem terminar de responder, etc). Dessa forma, filtramos o grande fluxo inicial de registros.

 6. E se algum de meus familiares não possuir internet, ele poderá responder?

Sim, é possível levar o questionário impresso e enviá-lo por carta. As instruções serão dadas pelos voluntários no momento da entrega da ficha.

 7. Quem terá acesso aos meus dados? Elas serão usadas para que fim?

Apenas a equipe da Associação Brasileira de Cultura Leta, que realizou o Censo, e o Consulado da Letônia no Brasil terão acesso aos dados. As informações pessoais serão usadas apenas para organizar e arquivar os registros. As informações quantitativas (quantas pessoas responderam, dados geográficos, etc.) serão informadas ao Ministério da Diáspora Leta, na Letônia.

 8. Eu preciso/sou obrigado a responder todas as perguntas?

Não. É preferível que você responda, mas não é obrigatório.

 9. E se eu não souber alguma informação?

Se nenhum dos seus familiares também não souber, a pergunta não precisa ser respondida.

10. Sou descendente mas vivo no exterior, posso responder?

Sim, sua resposta ajudará – entre outras coisas – a descobrir qual tipo de perfil dos descendentes procura morar no exterior.

11. Se você ainda tem alguma dúvida, não hesite em perguntar!

Envie suas perguntas à nossa página do facebook. Ela será respondida e adicionada aqui – sua dúvida pode ser a pergunta de mais alguém!