Esportes de Inverno na Letônia

No último dia 21 de dezembro teve início o verão no Brasil e todo o Hemisfério Sul, mesmo dia em que se deu o início do inverno no Hemisfério Norte, onde está localizada a Letônia.
Com isso, temos o início da temporada de esportes de inverno em todo o Hemisfério Norte. Durante todo o inverno acontecem competições nacionais, continentais e mundiais dos esportes que são realizados na neve (exemplo: snowboard, ski) e no gelo (exemplo: curling, bobsled, patinação).

A Letônia não tem uma grande tradição esportiva. Podemos ver isso com os resultados do último Jogos Olímpicos de Inverno que foi realizado em Pyeongchang na Coréia do Sul, em fevereiro do ano passado. A Letônia conquistou apenas uma medalha de bronze na modalidade bobsled para dois homens, essa que foi a primeira medalha do país nas Olimpíadas de Inverno.

Foto da equipe (@luge_lv)

Outra grande conquista para o país nessa modalidade foi voltar a sediar uma etapa da Copa do Mundo de Bobsled e Skeleton. A Letônia não recebia uma etapa da Copa do Mundo desde de dezembro de 2005. A competição aconteceu na cidade de Sigulda entre os dias 07 e 09 de dezembro de 2018, onde ganhamos três medalhas de prata, uma no skeleton masculino com Martins Dukurs e duas no bobsled para dois homens com Orkars Kibermanis e Matiss Miknis. A mesma pista recebeu a Copa do Mundo de Luge nos dias 12 e 13 de janeiro e a Letônia ganhou medalha nas modalidades dupla masculina e revezamento. Nas duplas, a prata ficou com Oskars Gudramovics e Peteris Kalnins e o bronze com Andris Sics e Juris Sics. Já no revezamento os campeões foram Kendija Aparjode, Kristers Aparjods, Oskars Gudramovics e Peteris Kalnins.

No mesmo final de semana, mas na Itália, na cidade de Collalbo, Haralds Silovs foi campeão dos 500m no Campeonato Europeu de Patinação de Velocidade.

Foto do instagram de @haralds86

Nesse final de semana, entre os dias 17 e 19 de janeiro, acontece o Campeonato Europeu Júnior de Luge e uma etapa da Copa do Mundo Júnior de Luge, na cidade de St. Moritz-Celerina na Suiça. A Letônia estará representada pelos atletas Eduards Sevics-Mikalsevics, Gints Berzins, Kaspars Rinks e Lukass Krasts e a Federação Internacional de Luge – FIL será representada pela leta Einars Fogelis.

A NHL – National Hockey League é a principal liga profissional de hóquei no gelo e no dia 6 de janeiro o atacante leto Rūdolfs Balcers marcou seu primeiro gol na NHL em seu segundo jogo na liga. Rūdolfs é o 22º jogador leto a jogar na liga profissional dos EUA que também tem times do Canada participando. O jogador atua pelo Ottawa Senators. Balcers fez o terceiro gol do seu time na derrota do Ottawa por 5×4 para o Carolina Hurricanes. Veja a notícia (em inglês)  e vídeo

Victor Feldmann

Ex-atleta de natação.
Bacharel em Educação Física pela UDESC.
Apaixonado por esportes e fotografia.

Últimos posts por Victor Feldmann (exibir todos)

Comments

comments

Publicado por

Victor Feldmann

Ex-atleta de natação. Bacharel em Educação Física pela UDESC. Apaixonado por esportes e fotografia.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.