Lieldienas – A Páscoa Leta

Páscoa é uma época do ano amada na Letônia. Durante o período, várias pessoas de diferentes idades, etnicidades e credos religiosos se reúnem para celebrar de sua própria forma. Os letos geralmente atendem o culto no domingo pela manhã e passam os próximos quatro dias do feriado visitando amigos e família.

Em leto, a páscoa é chamada de Lieldienas (em tradução literal, “Grandes dias”) – um jeito de chamar a chegada da primavera nas canções folclóricas.  Segundo as tradições, quando chega a páscoa, os dias passam a ser mais longos que as noites – sendo uma vitória simbólica da luz contra as trevas. Durante os séculos muitas tradições surgiram comemorando essa passagem.

Antigamente, na manhã da páscoa, era costume acordar antes do sol e lavar o rosto com águas de riachos que vão para o oeste, e em seguida reunir-se com a família para assistir o nascer do sol. Em vilas livônias as manhãs começavam com o acordar e chegada dos pássaros. Na Letônia, o feriado possui três dias: Sexta-feira da paixão, Sábado Santo e Domingo de Páscoa. A terça-feira anterior é chamada de “Terça-feira verde” por causa da palavra alemã “Gründonnerstag”.

Ovinhos decorados

Ovos de Páscoa

Famílias normalmente se reúnem para colorir seus próprios ovos de páscoa (olas), usando materiais naturais. O processo normalmente começa na noite anterior, com o preparo das tintas. É possível utilizar cascas de cebola, cebola roxa, alface, repolho – basta ferver em água por aproximadamente 15 minutos e deixar a água descansando.

Algumas ideias para colorir!

Em seguida, os letos saem pela natureza buscando flores, folhas, sementes, pedrinhas para decorar seus ovos. Primeiro o ovo é levemente molhado e então os enfeites são colocados em volta. Após isso, todo o conjunto é amarrado com um fio ou tecido fino (como gaze) e colocado para ferver na água preparada. A casca irá absorver a tinta, e a intensidade dependerá dos enfeites ao redor, criando desenhos.  Ainda é possível passar uma camada de manteiga ao redor do ovo, após esfria-los, para deixar o desenho mais brilhante.

Nós preparamos um vídeo explicando como você pode fazer seu próprio ovinho super rápido no Facebook. Dá uma olhada!

Brincadeiras de Páscoa

Há inúmeros jeitos de se divertir com os familiares e amigos na páscoa. Em Riga, muitas pessoas se reúnem no Museu Etnográfico ao Céu Aberto e se reúnem para cantar e brincar juntos. Lá é possível ver corridas de trenó, (afinal está acabando o inverno!), jogos de levar pedras com bastões e uma versão anciã de peões de madeira.

Além disso, famílias que prepararam seus ovinhos coloridos podem disputar em uma “batalha” amigável para ver quem possui o ovo mais resistente. Uma pessoa irá segurar o ovo na mão com força, enquanto a outra irá tentar quebrar o outro com o seu ovo. Ganha quem terminar com o ovo inteiro. Depois, é claro, todos estão livres para descascar e comer seus ovinhos cozidos.

Outra brincadeira comum para casais é se balançar em grandes balanços de madeira. Segundo o folclore, isso é para trazer boa saúde ao casal. Alguns letos, no entanto, brincam: é para afastar os mosquitos que chegarão no verão.

Cuidado para não cair.
Andreis Purim

Andreis Purim

Técnico em Eletrônica (UTFPR) e estudante de Engenharia da Computação na UNICAMP. Entusiasta da Cultura e História Leta.
Andreis Purim

Últimos posts por Andreis Purim (exibir todos)

Comments

comments

Publicado por

Andreis Purim

Técnico em Eletrônica (UTFPR) e estudante de Engenharia da Computação na UNICAMP. Entusiasta da Cultura e História Leta.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.