Festa Ligo 2017 em Nova Odessa

      No dia 24 de Junho os letos do Brasil celebraram o Ligo em Nova Odessa com muitas músicas, danças e uma excelente gastronomia. Por volta das 16:00 turistas de São Paulo visitaram o local da Festa e puderam aprender mais sobre a Letônia e em especial sobre a festa Ligo através de uma palestra que a presidente da DAKLA, Renate de Carvalho Albrecht apresentou. Após a palestra o grupo aprendeu algumas danças típicas e pode experimentar algumas delicias da culinárias leta.

Turistas de São Paulo aprendem danças típicas. Foto: Gabriela Liepkaln

     Vários jovens ajudaram na organização da festa, uma equipe estava na entrada para receber os convidados, outros ajudaram na organização do pessoal na dança e em outras atividades. Muitos dos jovens vestiram trajes típicos letos que encomendamos com uma costureira do Brasil.

Alguns dos jovens que ajudaram durante a festa Ligo 2017. Foto: Gabriela Liepkaln

     Da mesma forma que nos outros anos, nós escolhemos uma pessoa que se destaca pela trabalho na comunidade Leta para acender a fogueira. O Elmars Kivitz foi o escolhido esse ano devido a sua contribuição para preservação da história dos letos no Brasil e difusão da cultura da Letônia.

Todo ano uma pessoa é escolhida para acender a fogueira, em 2017 o homenageado foi o Elmars Kivitz que sempre tem trabalhado para preservar a história e difundir a cultura leta no Brasil. Foto: Gabriela Liepkaln

 

Músicas e danças

     Quem animou a festa foi a Ilze Farte e Matiss Uskans. Eles não se tocaram músicas letas como também puderam ensinar o público novas danças que a maioria não conhecia. Além de tocarem na festa Ligo a dupla também se apresentou em Escolas de Nova Odessa e no festival de inverno de Monte Verde. A vinda da dupla ao Brasil só foi possível graças ao Ministério da Cultura da Letônia (LR Kulturas ministrija) e a PBLA (Pasaules Brivo Latviesu Apvieniba) através do projeto de celebração do centenário da Letônia.

Publico dança animado ao som da dupla Ilze e Matiss da Letônia. Foto: Paulo Vieira

Ilze ensina novas danças durante a festa Ligo 2017. Foto: Paulo Vieira.

Matiss Uskans e Ilze Farte. Dupla que animou a festa Ligo 2017. Foto: Gabriela Liepkaln.

Apoio: Ministério da Cultura da Letônia e PBLA – Associação Letos Livres do Mundo

     Durante a festa tivemos um publico estimado em 600 pessoas que assistiram as danças e apresentações musicais e puderam encontrar amigos e parentes em um ambiente familiar. Tivemos visitantes de Varpa, Curitiba, São Paulo etc.. Como em toda celebração leta a gastronomia não ficou para trás. O público pode se servir com pratos típicos letos e pratos tradicionais no Brasil durante essa época do ano. Isso tudo só foi possível através do trabalho voluntário de muitas pessoas que sempre ajudam a Associação Brasileira de Cultura Leta.

A Festa Ligo tem um ambiente familiar que propicia agradáveis encontros de famílias e amigos. Foto: Paulo Vieira

Parte das voluntárias que prepararam deliciosos pratos durante a festa. Foto: Gabriela Liepkaln

     A festa Ligo 2017 também foi a abertura das celebrações do centenário da Letônia no Brasil. Durante a festa explicamos que em 2018 celebraremos o centenário da Independência e proclamação da República da Letônia e como essa data é muito importante, iremos comemorar desde o Ligo até 2019.

No ligo 2017 demos início as celebrações do centenário da Independência e proclamação da república da Letônia no Brasil. Foto: Gabriela Liepkaln

Últimos posts por Felipe Albrecht (exibir todos)

Comments

comments

1 thought on “Festa Ligo 2017 em Nova Odessa”

Deixe uma resposta