Os novos músicos do Ligo

O Ligo 2019 está se aproximando!

Apresentamos a vocês agora o grupo “Skaņumājas Muzikanti” (Músicos da Casa do Som), que estarão conosco preenchendo de sons e harmonia uma das noites mais simbólicas e importantes da cultura leta (clique aqui para saber mais da festa Ligo). O grupo é composto por Māra Raģe no violino e no kokle, Sandra Lipska na cítara de botão e Ilmārs Pumpurs no acordeão diatônico. Māra é de Riga, enquanto Sandra e Ilmars são de Krape.

Māra Raģe

Há seis anos, estes dois fundaram na zona rural um museu de música e instrumentos tradicionais, e lá organizam vários eventos, desde festivais de música tradicional até cursos para aprender a tocar os diferentes instrumentos tradicionais letos (você conferir a página da organização aqui (em leto): https://www.facebook.com/skanumaja/). Os três se conheceram tocando juntos no grupo de dança folclórica “Dandari”, e em 2016 o grupo foi oficialmente fundado. Em mais de dez anos de trocas, aprendizados e experiências, eles decidiram que queriam fazer algo para preservar e manter viva a tradição musical leta.

Ilmārs Pumpurs

Desde então, estão tocando cada vez mais instrumentos, além de fazerem a mão os seus próprios e pesquisarem novas técnicas e estilos musicais dentro desse universo. Assim, o grupo executa músicas desde os estilos folclóricos, passando por vals e polka, aos mais recentes, do século XX, e juntamente ensina ao público as danças tradicionais que os acompanham, e isso nos mais diversos espaços, como noites de dança, festivais de música tradicional, escolas, asilos, entre outros, bem como o fazem em atividades especiais nos solstícios de inverno e verão, festividades da Páscoa e casamentos.

Sandra Lipska

A música já os levou para a Lituânia, Estônia, Suécia, Ucrânia e Rússia, mas agora algo novo se aproxima ao virem ao Brasil. Segundo Māra, festejar o solstício de verão no inverno será uma aventura interessante. Mas já podemos confirmar a expectativa dos músicos: teremos uma bela fogueira para sentarmos, dançarmos e cantarmos juntos no que será a noite mais mágica do ano. Venham prontos para uma noite de muita alegria, canção e magia!

 

Bia Paes

Bia Paes

Letobrasileira, estudante de Letras na UNICAMP, com ênfase em pesquisa de tradução e linguística histórica e comparada. Voluntária da Associação.
Bia Paes

Últimos posts por Bia Paes (exibir todos)

Comments

comments

Publicado por

Bia Paes

Letobrasileira, estudante de Letras na UNICAMP, com ênfase em pesquisa de tradução e linguística histórica e comparada. Voluntária da Associação.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.