Sobre nós

A Associação Brasileira de Cultura Leta foi fundada em 1980 com o intuito de preservar e compartilhar a história e cultura leta e preservar a memória dos imigrantes letos que fizeram do Brasil o seu lar, difundindo conhecimento através de eventos, aulas e outros programas.

Atualmente, a Associação trabalha em conjunto com outras entidades nacionais e internacionais, como a Associação Batista Leta do Brasil, a PBLA (A União Mundial dos Letos Livres) e o Consulado da Letônia no Brasil. A Associação é sediada em Nova Odessa – São Paulo, mas possui contato com os outros grupos letos espalhados pelo país.

Todo o trabalho da Associação – assim como este site – é feito por voluntários que dedicam seu tempo e recursos investigando, pesquisando e ajudando a construi-la por amor. Toda pessoa – descendente de letos ou não – pode se voluntariar, é necessário apenas mostrar interesse. Qualquer pessoa também pode se tornar um doador, contribuindo com o valor que se sentir à vontade, sendo o mínimo R$10,00.

Nosso site, em conjunto com outras plataformas sociais, nasceu para relatar e divulgar entrevistas, artigos e matérias a comunidade. A nossa dedicada equipe, formada por estudantes e entusiastas de diversas origens, procura facilitar o acesso da comunidade à história, cultura e acontecimentos atuais da comunidade leta no Brasil, na Letônia e no mundo. Sinta-se à vontade para interagir e compartilhar!

EQUIPE

Bia Paes
Estudante de Letras na UNICAMP, com ênfase em pesquisa de tradução e linguística histórica e comparada. Voluntária da Associação.
André Mucenieks
Pesquisador associado de pós-doutorado na Universidade Estadual de Campinas e professor de história eclesiástica na Faculdade Teológica Batista de São Paulo. Contato: muceniecks@usp.br
Maria Fernanda Stinghen Gottardi
Natural de Florianópolis/SC. É jornalista, sommelière de cervejas e escritora, com um livro publicado em 2010 sobre motociclismo. É apaixonada pela Letônia, onde já morou para estudar o idioma. No momento está escrevendo um novo livro sobre suas experiências na Letônia.
Mirela Purim
Estudante de Arquitetura na UFPR (Curitiba- PR).

Andreis Purim

Técnico em Eletrônica (UTFPR) e estudante da UNICAMP.
Entusiasta da Cultura e História Leta.

Claudia Klava
Encantada por leitura e redação. Estudou Letras, Administração e Marketing, atuando em diversas empresas.
Lucas Stepanow Eksteinas
Estudante de Logística na Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo.
Apaixonado pela Letônia, seu povo e Cultura.